Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > André Abreu - EUA > Coluna especial: Entrevista com o autor de `O Caçador de Pipas´

Direto de Boston

01/06/2007
Coluna especial: Entrevista com o autor de `O Caçador de Pipas´
Na noite desta quinta-feira, 31, verão norte-americano, entrevistei o escritor Khaled Hosseini em um evento aberto ao público, nos Estados Unidos.

Hosseini e eu, pedindo autógrafo
Khaled Hosseini, nascido no Afeganistão, autor de "O Caçador de Pipas", que esteve na lista dos mais vendidos do New York Times por 2 anos com 4 milhões de exemplares vendidos somente nos Estados Unidos, acaba de lançar "A Thousand Splendid Suns" (literalmente, "Mil Sóis Explêndidos", mas ainda sem título em português) .

"A Thousand Splendid Suns" conta a história de duas mulheres, Mariam e Laila, durante os diferentes conflitos bélicos em Kabul, e como a amizade das duas se desenvolve nos períodos de ocupação da cidade por regimes autoritários.

Foi no evento de lançamento desse livro, promovido pela Harvard Bookstore (uma livraria famosa na frente da Universidade Harvard) em Cambridge, Massachusetts, que Khaled respondeu com muita simpatia as minhas perguntas.

André - Você é um escritor que está em evidência no Brasil, seu livro é o mais vendido da atualidade. Qual sua mensagem ao leitores brasileiros? (Enquanto eu fazia a pergunta ao microfone, Khaled era aplaudido pelo público ao saber do seu sucesso no Brasil).
Khaled - Eu gostaria de dizer que sou muito grato pelas centenas de e-mails que venho recebendo dos leitores brasileiros. Fiquei realmente muito emocionado pelo sucesso de vendas no Brasil, mais do que qualquer outro país, com exceção dos Estados Unidos. Até hoje eu não consigo entender como meu livro está vendendo tanto no Brasil. Talvez você saiba a resposta.

André - O seu primeiro livro é de alguma maneira autobiográfico?
Khaled - Não, eu não sou Amir. Eu gosto de ler e de escrever como Amir, mas não sou Amir. Eu creio que como foi o meu primeiro trabalho, "O Caçador de Pipas", é muito fundamentado em experiências pessoais. Mas "A Thousand Splendid Suns" é muito mais autobiográfico do que meu primeiro trabalho.

André - Como é seu processo de escrita?
Khaled - Às vêzes eu me sento para escrever e vou até às 5 da manhã. Às vêzes escrevo um pouco e paro. Volto mais tarde e reviso o que escrevi. Corrijo e volto a escrever. Atualmente tenho me dedicado unicamente a escrever . Quando comecei "O Caçador de Pipas" eu trabalhava como médico, hoje me dedico somente à literatura, estando afastado da medicina.
Um detalhe interessante é que comecei a escrever o meu primeiro livro em francês, depois é que comecei a escrevê-lo em inglês.

5- Você tem sido criticado de ser, de certa forma, um pouco leve na crítica ao Império dos Estados Unidos. Qual a sua resposta aos seus críticos?
Khaled - Não escrevo para fazer propaganda de qualquer país. Não escrevo para agradar essa ou aquela pessoa. Não posso escolher a quem meu livro deva agradar. Apenas escrevo. E escrevo sobre temas que tocam na ferida, escrevo sobre aquilo que ninguém fala, aquilo que nos faz sentir desconfortáveis. Meus personagens, mesmo sendo pessoas honradas, deixam o mal acontecer debaixo de seus próprios olhos.

Ao final da entrevista, o autor Khaled Hosseini agradeceu em público a oportunidade de estar se dirigindo aos leitores brasileiros. Durante a sessão de autógrafos o autor agradeceu pessoalmente à este correspondente pelas perguntas.

(André Abreu, EUA, Especial para a Rádio Criciúma)

Envie críticas, sugestões e fotos para andretransa@yahoo.com
www.andreabreu.wordpress.com


(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis)

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2021. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.