Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Marcos Paulo Bin > Isolda: A Compositora do Rei mostra sua cara

Universo Musical

27/06/2006
Isolda: A Compositora do Rei mostra sua cara
Foto: Marcos Paulo Bin
Isolda na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde concedeu uma entrevista coletiva falando sobre seu primeiro CD, Tudo Exatamente Assim
Foi abaixo o “mito Isolda”. Talvez por discrição, timidez ou pelo fato de poucas vezes ter sido vista em público, a compositora paulista – autora de mega-hits como Outra Vez (interpretada por Roberto Carlos), O Pior É Que Eu Gosto (Alcione) e Sou Eu (Simone) – criou no imaginário coletivo a figura de uma pessoa sisuda, fechada, enigmática. Que nada.

Em uma coletiva de imprensa, no Rio, Isolda Bourdot revelou-se o oposto da imagem que construiu em mais de 30 anos de carreira. Muito simpática, sincera e bem-humorada, a compositora tirou sarro das inúmeras histórias que cercam seu nome.

“Muitas pessoas duvidam que sou eu quando me vêem. Acham que Isolda, na verdade, é um homem que usa esse pseudônimo. Mas eu sou mulher, garanto que não fiz operação!”, brinca a compositora.

O isolamento que deu origem a essa e outras histórias chegou ao fim. Isolda decidiu mostrar a cara por causa do lançamento do CD Tudo Exatamente Assim, que representa uma estréia dupla: é seu primeiro trabalho como cantora e o primeiro título de seu selo, Toca Disc.

Assim como a Isolda mulher é muito diferente da Isolda mito, a compositora que marcou seu nome na Música Popular Brasileira guarda poucas semelhanças com a artista que se apresenta ao público em Tudo Exatamente Assim.

Conhecida por suas canções de apelo popular, Isolda mostra um lado sofisticado, jazzístico, que remete à música americana dos anos 40 e 50. A sonoridade é fruto da produção e dos arranjos do pianista Beto Bertrami, que convocou para as gravações músicos tarimbados como Alceu Maia (cavaquinho) e Luca Bulgarini (violão).

“Compor é como criar um personagem”, afirma Isolda, que não seguiu essa definição em seu próprio disco. “Jazz é o tipo de música que ouço em casa. Fiz um CD que eu compraria. Quem tiver o mesmo gosto vai comprar.”

Homenagem ao irmão

Com mais de 300 músicas gravadas, Isolda optou por fazer um CD com repertório basicamente inédito. A exceção é Outra Vez, música que abre o disco, maior sucesso entre as 10 composições de Isolda gravadas por Roberto Carlos – fato que lhe rendeu o título de “A Compositora do Rei”.

“Quis mostrar o que estou fazendo agora. O que fiz antes as pessoas já ouviram na voz de grandes intérpretes. Não tenho pretensão de ser cantora”, justifica Isolda.

A inclusão de Outra Vez no CD não tem apenas um significado comercial. Esta foi a música que abriu as portas do mercado para Isolda depois que seu irmão e primeiro parceiro, Milton Carlos, morreu em 1976.

“Aquilo foi o fim do mundo para mim”, recorda-se. “Pensei em parar de compor, mas os amigos me incentivaram a continuar. O que não me fez parar, ou não voltar atrás em minha decisão, foi ter mandado uma fita com cinco músicas para o Roberto Carlos. Nunca imaginei que ele gravaria justamente Outra Vez.”

Em Tudo Exatamente Assim, Isolda encontrou outras duas formas de homenagear Milton Carlos. Uma delas foi resgatando uma antiga parceria dos dois, a canção Voz Ativa. A segunda foi compondo a música Chorando, que joga com dois sentidos da palavra choro: o verbo, uma forma de representar a saudade do irmão, e o ritmo musical, do qual ele era fã.

No ano em que são lembradas as três décadas da morte de Milton Carlos, Isolda planeja mais uma forma de manter viva a memória do irmão. Ela negocia com a Sony-BMG o relançamento dos LPs de Milton Carlos, que sairiam pela primeira vez em CD, pela Toca Disc.

Isolda procura uma gravadora para distribuir os produtos do selo. Por enquanto, o CD Tudo Exatamente Assim pode ser encontrado no site oficial da compositora e, agora, também cantora.


(Marcos Paulo Bin é editor do unviersomusical.com.br)



(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis)
 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2014. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.