Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Mortos por maremotos ultrapassam os 15 mil
Mundo - 27/12/2004 - 08h59min

Colombo - Equipes de resgate buscavam no mar nesta segunda-feira (27) turistas desaparecidos e soldados corriam para recuperar corpos em meio a temores de que doenças se espalhem pela Ásia, atingida por uma tsunami que matou mais de 15.500 pessoas da Índia à Indonésia.Parentes procuravam conhecidos em pilhas de mortos colocados em corredores de hospitais e jogavam pétalas de flores nas águas da Índia para rezar pelo retorno seguro de milhares de pessoas ainda desaparecidas.

Idílicas praias do sudeste asiático transformaram-se em cenário de morte e devastação após enormes ondas criadas pelo maior terremoto do mundo em 40 anos atingirem a ilha de Sumatra, na Indonésia, no domingo."As ondas nos perseguiam. Elas levaram todas as nossas cabanas. O que fizemos para merecer isso?", disse Satya Kumari, trabalhador da construção civil que mora na periferia de Pondicherry, na Índia. Agências internacionais de ajuda humanitária enviaram funcionários, equipamentos e dinheiro para a região e alertaram que corpos em decomposição já começavam a ameaçar o suprimento de água para os sobreviventes. Uma espécie de parede de água de até 10 metros arrancou casas, levou barcos de pesca para estradas costeiras e carros para lobbies de hotéis, além de ter arrastado banhistas e pescadores.

As áreas mais afetadas foram o Sri Lanka, onde 4.890 pessoas foram mortas, a Índia, com até 5.700 mortos, o norte da Indonésia, com 4.500 afogados, e as ilhas turísticas do sul da Tailândia, com 839 mortos.Muitos dos mortos são turistas estrangeiros."Este pode ser o pior desastre na história recente, porque está afetando tantas áreas costeiras altamente povoadas, tantas comunidades vulneráveis", disse à rede CNN Jan Egeland, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agências Internacionais



Últimas notícias
23/07 - Polícia
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas no Sul de SC
23/07 - Economia
Microempreendedores veem nos bairros chances de prosperar
23/07 - Geral
Em Joinville, trabalhadores aproveitam expediente para estudar (Foto)
23/07 - Meteorologia
Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina
23/07 - Geral
Coleta de lixo terá novo sistema em Balneário Rincão (Foto)
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2014. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.