Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Surto de bichos de pé, carrapatos e outros insetos em loteamento no balneário Rincão
Saúde - 26/05/2006 - 16h34min

Vigilância Epidemiológica aplica antídoto para combater as pragas, que podem estar sendo causadas pelo grande número de animais abandonados na praia de Içara



Içara - Dezenas de casas do Loteamento Lima receberam na manhã desta sexta-feira a visita da Vigilância Epidemiológica do município. Em virtude do grande número de animais soltos, os moradores enfrentam um surto de carrapato, pulgas e bicho de pé. Um antídoto para combater para combater o problema foi aplicado.

D

Divulgação/RC

Antídoto foi aplicado na tarde desta sexta-feira (26) em loteamento contaminado

e acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica Vamilson Pacheco, os bairros economicamente carentes têm se transformado em verdadeiros depósitos de animais abandonados. Pacheco afirma que após a aplicação do antídoto, a coordenação faz um termo de inspeção para cada morador. Após vinte dias é realizada uma nova aplicação e os moradores são orientados a manterem limpo o pátio de suas residências.

O Secretário de Saúde Eros Jahn acredita que o surto só ocorre por causa dos animais soltos nas ruas. E garante que, os profissionais da vigilância estão com um projeto de canil para a cidade em andamento. Outros bairros já encaminharam pedido de aplicação do mesmo antídoto, e serão atendidos nos próximos dias conforme um cronograma. Entre eles estão Lagoa dos Freitas e Balneário Rincão.

O que é?
O bicho-de-pé (Tunga penetrans) é uma pulga que se aloja na pele do hospedeiro (homem ou animal), causando uma infecção caracterizada por inchaços dolorosos, localizados principalmente ao redor de onde o inseto penetrou. Ainda que seja mais comum sob as unhas ou entre os dedos dos pés, pode-se “pegar” o bicho-de-pé em qualquer parte do corpo.

Como se desenvolve?
O bicho-de-pé pula em direção ao hospedeiro para penetrar em sua pele. As larvas são de vida livre, e podem ser encontradas em chão de terra, solos arenosos e praias. O adulto (pulga) possui coloração marrom avermelhada e mede cerca de 1 mm de comprimento. A fêmea grávida pode chegar a ter o tamanho de uma ervilha. É a fêmea adulta e fertilizada que perfura a pele do homem (e de outros mamíferos). Ela aloja-se no corpo do hospedeiro, ficando com o segmento abdominal paralelo à superfície da pele. Alimenta-se do sangue do hospedeiro e vai expelindo os ovos maduros pelo ovipositor. Uma fêmea pode produzir de 150 a 200 ovos durante um tempo de 7 a 10 dias. Depois desse período, a fêmea morre e cai no solo.

Como evitar?
Evite andar pé descalço ou ter contato direto com locais comumente infestados. No verão, muita atenção nas praias.

Coceirinha gostosa?
O ataque do bicho-de-pé começa com uma leve coceira, mas não se engane. Se não for retirado, pode ocasionar inflamações e úlceras localizadas. Tétano e gangrena podem resultar de infecções secundárias, e existem registros de auto-amputação dos dedos dos pés.

Que cuidados que o doente deve tomar?
Procure um médico. O procedimento padrão para o tratamento do bicho-de-pé é removê-lo com uma agulha ou alfinete previamente esterilizado. É preciso que ele seja completamente retirado de dentro da pele. Recomenda-se também tratar as infecções secundárias e, se for o caso, vacinar contra tétano.


Editado e publicado por Maíra Rabassa - Redação Rádio Criciúma





Últimas notícias
20/07 - Futebol
Criciúma vence o Londrina
20/07 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
20/07 - Futebol
Nesta sexta tem Criciúma x Londrina. Acompanhe aqui na Rádio Criciúma
19/07 - Política
Salvaro assinará decreto suspendendo gratificações por horas de aperfeiçoamento
19/07 - Política
Eleições: doação virtual para candidatos deve ser via empresas cadastradas no TSE e autorizadas pelo BC
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.