Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Praça Nereu Ramos, um pouco de história (FOTOS)
Geral - 24/02/2009 - 20h59min

A Praça Nereu Ramos, localizada no coração de Criciúma, centro de todos os acontecimentos. Conforme registros históricos da cidade, era o ponto de descanso dos tropeiros que vinham tanto trazer mantimentos como para descanso da viagem entre Araranguá e Urussanga. Logo surgiu comércio para atender aos visitantes.

Em 1930, o prefeito da época, Cincinato Naspolini já pensava em construir a maior praça da cidade, em frente à Igreja onde todos pudessem se reunir. Idealizou e construiu.
A Praça Nereu Ramos ainda é o ponto de acontecimentos históricos, políticos, sociais e culturais. É onde tudo acontece, embaixo de suas árvores, hoje quase centenária e outras vindas de São Paulo, quando da última reforma, mas que iremos falar mais adiante.

Mas Cincinato teve que penar com os proprietários dos terrenos onde deveria ser feito à praça. O local era de diversão, onde se realizava “peladas” de futebol e ainda o que mais o criciumense gostava e (gosta até hoje), da famosa bola de pau, mas que enfim foi solucionado a muito custo e com uma lista de assinatura para a provação e assim o nome da praça o nome do único catarinense que foi Presidente da República.

O Traçado (Projeto):
Georg Becke, engenheiro agrimensor, emigrante alemão, que projetou o sistema viário de Araranguá, reforçado no livro de Arquimedes Naspolini Filho “de Cresciúma a Criciúma 1880-1960”, sempre dizia “deixem o povo fazer o traçado no terreno, para depois colocar no papel e assim projetar, e depois executar”. E assim foi feito, e até hoje se tem o traçados principais conservados. A princípio teve que enfrentar os animais soltos, que estragavam os jardins da praça fita, recorrido a proteções com arames e quebra-corpos para que de vez fosse preservada.

Na próxima semana escreverei “Os segredos da Praça Nereu Ramos”. O que se passa em seu sub-solo e como foi projetado para atender uma visão futurísticas, onde não deveriam existir fios aéreos, e sua rede hidráulica com suas tomadas a espera.

Eng. Civil Sérgio Becke
Contato com o colunista:48 - 9928.9313 sergiobecke@terra.com.br
Pesquisa: “de Cresciúma a Criciúma 1880-1960” Arquimedes Naspolini Filho, e “Praça Nereu Ramos – O Coração de Criciúma” de Aguinaldo Augustinho. Fotos arquivo pessoal de Sérgio Becke, fotógrafo Georg O Becke





Últimas notícias
22/04 - Meteorologia
Previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina
22/04 - Protesto
Servidores de Criciúma decretam estado de greve (Foto)
22/04 - Geral
Amábile Comandolli recebe faixa de Mini Miss Criciúma (Fotos)
20/04 - Futebol
Tigre perde na estreia no Brasileirão (Foto)
20/04 - Futebol
Hoje tem Criciúma x Palmeiras. Acompanhe aqui na Rádio Criciúma
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2014. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.