Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Dr Fernando Moreira > A diferença entre a gastrite e a úlcera

Saúde - Viva em Harmonia



03/11/2005
A diferença entre a gastrite e a úlcera

Úlcera X Gastrite
A Úlcera é caracterizada por uma pequena área de tecido estomacal que perdeu suas camadas superiores da mucosa (primeira camada de pele do estômago), formando-se aí uma escavação ou a ferida propriamente dita.

As úlceras são semelhantes , quanto à forma, às aftas da boca , havendo a tendência de serem mais profundas , não curando rapidamente .

A úlcera duodenal (primeira porção do intestino delgado) manifesta-se com dores geralmente nas primeiras horas da manhã, sendo aliviada com a ingestão de leite.

A úlcera gástrica (porção do estômago) é caracterizada por náuseas após ingestão de um alimento e , estas dores podem ser localizadas com precisão ,ao passo que as outras dores (não originadas do estômago) tendem a ser mais difusas .

A gastrite seria somente a inflamação da mucosa estomacal, não havendo a formação de feridas (úlceras) no estômago ou duodeno (primeira porção do intestino delgado).

Quais são as causas da ulcera e da gastrite?
Além dos problemas de estresse (excessos físicos e mentais) , fumo , medicamentos em excesso, álcool e vômitos freqüentes, a nova descoberta é de que uma nova bactéria chamada Helicobacter pylori encontra-se presente na maioria dos pacientes com gastrite e úlceras .

Estima-se que 40% da população mundial seja portadora desta bactéria .Em geral a contaminação ocorre já na infância .

Ela pode ser transmitida por contatos próximos e é mais comum em grandes famílias morando em casas pequenas.

No entanto, a maioria não apresenta sintomas , mas cerca de 10%dos infectados vão desenvolver uma úlcera ou gastrite .

Qual é o tratamento?
Como se trata de uma infecção ,na maioria das vezes , o tratamento é feito durante uma semana através de antibióticos receitados por um médico gastro-enterologista .

Evitar o estresse emocional é muito importante também, visto que o sistema imunológico baixa quando estamos desanimados e, desta maneira , a bactéria faz a festa em nosso organismo.

Portanto , pensamentos positivos e pausas durante a semana durante o tratamento ajudarão a auxiliar na erradicação desta bactéria.

Contato com o colunista: fernnandomoreira@yahoo.com.br

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2014. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.