Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > André Abreu - EUA > Obama assume, fecha Guantánamo e acaba Guerra do Iraque * Quem pode ser Presidente dos EUA * Imigração

Direto de Boston

23/01/2009
Obama assume, fecha Guantánamo e acaba Guerra do Iraque * Quem pode ser Presidente dos EUA * Imigração

Obama assume o poder
O 44º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro afro-americano na Casa Branca, assumiu o governo dos Estados Unidos com vários desafios nas mãos: a crise bancária, a falência das montadoras de automóveis em Detroit e a crise imobiliária. Além disso, as guerras do Afeganistão e do Iraque, a luta entre palestinos e israelenses e a ameaça terrorista conjugada com a nuclear do Irã. Ainda assim, ele prometeu "esperança ao invés de medo" no discurso de posse.

Presidente fecha Guantánamo e acaba Guerra do Iraque
Obama fez uma campanha em que falava da liderança que os EUA perderam no mundo em função do uso da tortura como método de interrogação e da invasão do Iraque.
Já no segundo dia de mandato (quarta-21 de janeiro), o Presidente pediu que os comandantes militares elaborem um plano de retirada das tropas do Iraque. No terceiro dia, assinou um decreto em que declara que as prisões secretas da CIA e de Guantánamo fechem no prazo de um ano.

Juramento é repetido
O Presidente nos EUA assume o poder ao meio-dia do dia 20 de janeiro, após um juramento diante do Chefe da Suprema Corte. John Roberts, o mais jovem juiz da Suprema Corte, se atrapalhou no juramento.
A frase correta do juramento é: "Eu solenemente juro que fielmente executarei o Mandato de Presidente dos Estados Unidos, e com o melhor que posso preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos."

John Roberts colocou no juramento a palavra "fielmente" depois de "Presidente dos Estados Unidos", o que acabou atrapalhando Obama.
No almoço, após a posse, Roberts admitiu que a falha foi sua, e os dois concordaram em fazer um novo juramento, mas desta vez não público na quarta-feira (21).

Quem pode ser Presidente dos EUA
Essa questão costuma cair nos testes de cidadania nos EUA e a resposta é:
- tem que ter no mínimo 35 anos,
- ser nascido nos Estados Unidos,
- e ser residente dos Estados Unidos por 14 anos.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzeneger, por exemplo, não pode ser Presidente, pois não nasceu nos Estados Unidos.

Obama 2012
Tenho certeza de que logo veremos esse adesivo nos carros. Para consertar a casa, o democrata Barack Obama vai precisar de oito anos em Washington. Presidentes podem servir apenas dois mandatos, depois disso não podem ser mais presidentes, mas, mesmo fora do poder, mantém o título. A tradição atual é que os presidentes que deixam o poder montem bibliotecas sobre seu mandato e viajem o mundo dando palestras com preços altíssimos.

Imagem: ReproduçãoSobre o Primeiro Casal
Michelle Obama, que trabalhava como administradora de um hospital ligado à Universidade de Chicago, é a nova musa dos costureiros dos Estados Unidos. A primeira-dama, que se vestiu bem durante a campanha, é sempre elogiada pelas belas roupas que usa. Michelle inspira classe e elegância.
Obama tem um desafio pessoal de parar de fumar e terá que abandonar seu Blackberry. Por lei, presidentes dos Estados Unidos não usam emails. Obama pretende mudar a lei para ficar com o vício da campanha: ele se comunicava frequentemente com eleitores e coordenadores de campanha pelo Blackberry.

Concord: menção no discurso de posse
A cidade de Concord, Massachusetts, é berço da luta pela Independência dos EUA. No discurso de posse, o Presidente Barack Obama mencionou as pessoas que morreram em Concord pelo nascimento de um novo país.

Imigração
Obama acredita que se deve aumentar o número de imigrantes legais e de cidadãos através de legislação que paguem uma multa e aprendam inglês. A promessa de campanha faz parte agora de sua pauta política e se encontra aqui no site da Casa Branca.

Envie críticas, sugestões e fotos para andretransa@yahoo.com 

(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis) 

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2019. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.