|
|
| Colunistas |
 |
| |
| Colunistas > André Abreu - EUA > AOL: cavando dinheiro no quintal dos outros * Entrevista sobre MPB * O esquilo que errou de casa * Escutas telefônicas da Casa Branca * Passeatas |
Direto de Boston
 |
| 20/08/2006 |
| AOL: cavando dinheiro no quintal dos outros * Entrevista sobre MPB * O esquilo que errou de casa * Escutas telefônicas da Casa Branca * Passeatas |
|
America On Line: cavando dinheiro no quintal dos outros A AOL é o nome mais conhecido nos Estados Unidos como provedor de Internet. A empresa cresceu muito nos anos 90, chegando a comprar o grupo Time Warner. A operação foi chamada de “A junção das mídias”, pois a Time Warner é proprietária de outros veículos de comunicação, entre eles, a famosa “Velha Senhora” de mais de 70 anos, a revista Time. Hoje, AOL está enfraquecida, a junção das mídias pouco acrescentou valor à empresa, que continua perdendo espaço na era da Internet High Speed. Para resolver seus problemas, após cortar 5 mil empregos diretos, a AOL vai começar a cavar ouro no estado de Massachusetts na semana que começa agora, na casa de David Hawke. David enviou centenas de e-mails considerados spam, fez dinheiro ilegalmente na Web e agora a justiça norte-americana deu ganho de causa a AOL, no valor de 16 milhões de dólares. A AOL vai buscar o dinheiro como pode: no quintal da casa dos pais de David, onde sua namorada disse que existem barras de ouro. Como se diz por aqui: Good luck, AOL!
Entrevista: Valtair Justino Bati um papo com o percussionista Valtair Justino, que trabalha em favor da música brasileira desde 2002. Já se apresentou em vários restaurantes norte-americanos e perdeu a conta do número de eventos para os quais já foi convidado. Valtair, 39 anos, reside na região de Boston, e tem uma filha. Apresenta-se com freqüência no segundo hotel mais antigo dos Estados Unidos, o Colonial Hotel.
A.B: Como anda a música brasileira nos Estados Unidos? R: A música brasileira atual só circula na comunidade brasileira de imigrantes. Não tem força suficiente para chegar ao público norte-americano. Hoje ainda se vive em cima dos nomes mais conhecidos da Bossa Nova, como Tom Jobim e João Gilberto.
A.B: Que fato marcou mais na sua relação com os norte-americanos que entendem de música? R: Um amigo meu me trouxe um disco do Tom Jobim, de 1967, um bolachão. Ele guarda com muito carinho. Mas, é fundamental dizer que fora esses nomes, não temos nomes atuais fazendo sucesso por aqui.
A.B: E aquele pessoal que costuma ir a programas de televisão no Brasil e falar que teve enorme sucesso em Boston e Nova Iorque? R: Na maioria dos casos são shows organizados por produtores brasileiros que visam atingir a comunidade brasileira aqui. Passam muito longe do público norte-americano.
A. B: O que fazer para mudar essa imagem? R: É preciso que alguém invista seu tempo e dinheiro para divulgar a música do Brasil no cenário internacional. Precisamos mostrar outros estilos além da Bossa Nova.
O esquilo que errou de casa Essa foto é uma gentileza da família Murphy, de Boxboro-MA. O pequeno esquilo errou o número da casa e fez uma janela na “house” do passarinho.
Escutas telefônicas da Casa Branca O governo dos Estados Unidos anda escutando conversas alheias sem autorização judicial desde que começou a adotar a política anti-terror. Quando foi descoberto o fato antes das eleições, o New York Times não revelou aos seus leitores. Alguns norte-americanos afirmam que esta notícia poderia ter mudado o resultado das eleições presidenciais de 2004. Por tudo que vi depois de 11 de setembro, isso não mudaria nada o resultado das urnas, pois o povo se fez refém de toda e qualquer política adotada para "proteger" o país contra atentados terroristas. A decisão, nesta última semana, de um juiz federal, garantiu que a medida é ilegal. Washington recorreu. A decisão final vai caber a Suprema Corte.
Balanço das passeatas As passeatas dos imigrantes levaram multidões de imigrantes a mostrar sua cara nas ruas dos Estados Unidos. Se o resultado imediato foi uma posição bem favorável do Senado, a médio prazo o que se nota são as decisões anti-imigrantes, por parte de várias cidades norte-americanas. Riverside, no estado de New Jersey, vizinha da cidade de Nova Iorque, Hazleton na Filadelfia e Valley Park em Montana. Nessas cidades não se pode alugar nem imóvel se você não for cidadão estadunidense. Grupos de direitos civis já levaram a questão para a justiça. A questão é delicada, pois somente o governo federal pode decidir sobre a legislação de imigração. Os prefeitos destes lugares prometem lutar até conseguirem uma decisão da Suprema Corte. A regra nesses lugares é: se Bush não decide nada, nós decidimos!
Modelo mirim foi morta pelos pais? A pequena modelo Jon Bennet Remsey desapareceu após o Natal de 1996. A família mostrou uma carta em que o suposto seqüestrador fazia exigências em troca da liberação da garota. Após a descoberta do corpo, na mansão da família, a polícia começou a trabalhar na hipótese de assassinato pelos próprios pais. Os investigadores se concentraram nessa possibilidade e desprezaram sinais contrários. Na última semana foi anunciada a prisão de um suspeito: John Mark Karr, que afirmou "Eu estava com Jon Benet quando ela morreu. Sua morte foi um acidente.”. A promotoria, mais de dez anos após o crime, agora dá a entender que os pais são inocentes. O público aguarda o desenrolar do caso nas próximas semanas.
Fotos, informações, sugestões e críticas, andretransa@yahoo.com Acompanhe meu blog, clique aqui.
(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis) |
|
|
|
|
|