Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Maria Juliana Dacoregio > Dilemas de blogueiro: seus textos precisam ser sempre originais?

16/03/2010
Dilemas de blogueiro: seus textos precisam ser sempre originais?

 Às vezes nós blogueiros ficamos na dúvida se podemos publicar em nossos blogs trechos de outros posts, textos, letras de música, poemas, quadrinhos ou mesmo piadas que encontramos pela Internet e gostamos, ou se devemos sempre produzir nosso próprio conteúdo, indo atrás das notícias, dando opinião sobre algum assunto, enfim, sendo estritamente original, sem copiar nada.

Quem tem o blog mais como um diário ou um local para publicar crônicas, contos ou outras formas artísticas, vai acabar publicando só posts originais, em primeira mão. Mas em todos os outros casos e mesmo nos casos de blogs artísticos ou pessoais, não há porque ter medo de publicar textos (ou trechos deles) de outras pessoas.

Claro que quando falo em copiar, estou obviamente falando também em linkar. Nem pensar em postar o texto de alguém sem citar o autor e sem colocar o link de onde você o encontrou. Dar os créditos é questão de honra para quem escreve. Plágio não é elogio, é crime. Você não gostaria que se identificassem tanto com um texto seu que copiassem na íntegra e assumissem a autoria, não é mesmo? Então, linkar é bom e blogueiro gosta.

Já quanto à necessidade de só publicar um post quando ele for original na íntegra, isso é uma neura que muitos deveriam perder. Às vezes você está lendo um livro e acha um trecho interessante: bloga! Talvez você tenha apenas uma pequena observação a fazer sobre a sua leitura, uma ou duas frases: faça! Leu um post incrível que disse tudo que você gostaria de dizer? Então copie um trecho no seu blog, com nome do autor e o link para quem quiser ler o restante. Inspire-se nos textos de outros, mas deixe claro quando isso acontecer. Use seu blog para agregar o que de melhor você encontra na Internet.

Como afirma Tiago Dória: “Acredito que a principal coisa que aprendi com o blog é que agregar é tão importante quanto criar conteúdo original. É relevante você não somente produzir conteúdo, mas ser uma espécie de hub de coisas interessantes que estão acontecendo por aí. Uma espécie de DJ de conteúdo.”

Portanto, use seu blog para explorar todo seu ineditismo, mas também faça dele um apanhado daquilo que você lê, concorda, gosta ou acha que deve ser debatido. Sem nunca, NUNCA esquecer dos links.

Obs.: Esse artigo foi inspirado no post Blogs não precisam produzir conteúdo original, do Queroterumblog, de Alessandro Martins, jornalista e editor de outros seis blogs.

Juliana Dacoregio, jornalista e blogueira.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/judacoregio

Visite: www.tudodecri.com.br

www.interney.net/blogs/heresialoira

www.luxobasico.net

 

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2024. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.