Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Marcos Paulo Bin > ABPD divulga lista dos 20 CDs e 20 DVDs mais vendidos de 2005

Universo Musical

12/04/2006
ABPD divulga lista dos 20 CDs e 20 DVDs mais vendidos de 2005
Em março, a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) divulgou a lista dos 20 CDs e dos 20 DVDs mais vendidos de 2005. A entidade não forneceu números sobre quantidades de discos vendidos ou cifras.

No campo dos CDs, a liderança foi de Ana Carolina, com a série Perfil, lançada pela dobradinha Sony-BMG/Som Livre. O fato, ao mesmo tempo em que confirma o momento de extrema popularidade da cantora mineira, revela a triste realidade do mercado fonográfico brasileiro, que já está ficando mal acostumado a compilações e discos ao vivo.

Entre os 20 discos da lista, há outras cinco coletâneas, entre temas de novelas e reunião de artistas diversos, todas lançadas pela Som Livre. Quando o assunto é lançamento de um só artista, há três CDs ao vivo, um de releituras e uma versão em português para um álbum em espanhol.

Dos 20 CDs do ranking, apenas nove (menos de 50%) foram gravados por apenas um artista, com repertório majoritariamente de músicas inéditas.

Comparada a 2004, a lista de 2005 traz três figurinhas repetidas. Leonardo, líder em vendas daquele ano com o CD Canta Grandes Sucessos, desta vez ficou em 10º lugar, com a continuação do projeto. O primeiro disco da série vendeu em torno de 600 mil cópias, enquanto o segundo, aproximadamente 250 mil.

Ivete Sangalo subiu um ponto no ranking: em 2004, a cantora baiana ficara em terceiro lugar com seu MTV Ao Vivo. Já em 2005, assumiu a vice-liderança em vendas, com o CD de inéditas As Super Novas.

A dupla sertaneja Bruno & Marrone, que aparecia duas vezes na lista há dois anos – 2º e 4º lugares, com os CDs Inevitável e Ao Vivo, respectivamente – novamente figura entre os 20 mais, desta vez com Meu Presente É Você.

E, por falar em participação dupla, a novelinha teen mexicana “Rebelde” já dava indícios, em 2005, de que seria um fenômeno. O grupo RBD, que interpreta a trilha sonora da novela, aparece na 12ª e na 13ª colocações, com as edições brasileira e espanhola do álbum, respectivamente.

Mas foi em 2006 que o projeto se consolidou. Recentemente, a gravadora EMI, que detém os direitos fonográficos da novela, revelou que todos os produtos relacionados ao folhetim já lançados no Brasil venderam, somados, mais de um milhão de unidades. “Rebelde” terá presença certa na lista de 2006 da ABPD, ano que vem.

Quem também faz dobradinha é O Rappa. Falcão e cia. surpreendem ao aparecer na 19ª colocação com o CD Acústico MTV, lançado no final de 2005. O mais recente CD de estúdio do grupo carioca, O Silêncio Q Precede o Esporro, aparece numa honrosa 15ª posição.

Na lista dos CDs mais vendidos divulgada pela ABPD, um fato que não é novo, mas nem por isso deixa de chamar a atenção, é a grande quantidade de discos brasileiros. Apenas dois dos 20 títulos não são nacionais: Summer Eletrohits, coletânea de músicas dançantes da Som Livre, e o citado Rebelde – Edição em Espanhol, da EMI.

O número representa um aumento de 50% no consumo de discos em língua portuguesa, se comparado à relação apresentada pela ABPD no ano passado.

Mais música brasileira também em DVD

O panorama é parecido na lista de DVDs. Apenas os discos Live 8 (Vários), Tour Generation RBD (Rebelde) e U2 2005 Vertigo (U2), que ocupam a 4ª, 9ª e 12ª posições, respectivamente, não são nacionais. Em 2004, quatro dos 20 DVDs mais vendidos eram estrangeiros.

A liderança, no passado, foi do Rei Roberto Carlos, com Pra Sempre – Ao Vivo no Pacaembu (Sony-BMG). Na lista de CDs, o parceiro de Erasmo aparece apenas em 8º lugar, com Roberto Carlos 2005.

Apesar de 2005 ter sido o ano da popularização definitiva do aparelho de DVD, o alto preço dos disquinhos audiovisuais mostra que o produto ainda é restrito a uma determinada faixa da população. Prova disso é que Chico Buarque, que nunca foi um grande vendedor de discos, aparece seis vezes na lista, com os álbuns biográficos lançados pela EMI ao longo do ano passado.

Mesmo assim, há boa participação de artistas de apelo popular, como Ivete Sangalo (MTV Ao Vivo, segundo colocado), Edson & Hudson (Galera Coração Ao Vivo, 17º) e Latino (Ao Vivo 10 Anos, 19º).

A presença do belo Roupacústico, primeiro DVD do Roupa Nova, apenas na 10ª colocação chega a ser uma surpresa negativa, já que em 2005 o álbum sempre figurava nas listas dos mais vendidos divulgadas pelos grandes magazines.

Confira as listas de CDs e DVDs mais vendidos de 2005

CDs

1. Ana Carolina – Perfil – Ana Carolina (Sony-BMG / Som Livre)
2. Ivete Sangalo – As Super Novas (Universal Music)
3. Bruno & Marrone – Meu Presente é Você (Sony-BMG)
4. Zezé di Camargo & Luciano – Zezé di Camargo & Luciano 2005 (Sony-BMG)
5. Maria Rita – Segundo (Warner Music)
6. Vários – América (Som Livre)
7. Xuxa – Xuxa Festa – XSPB 6 (Som Livre)
8. Roberto Carlos – Roberto Carlos 2005 (Sony-BMG)
9. Vários – Summer Eletrohits (Som Livre)
10. Leonardo – Leonardo Canta Grandes Sucessos – Vol. 2 (Sony-BMG)
11. Kid Abelha – Acústico MTV (Universal Music)
12. Rebelde – Rebelde (Edição Brasil) (EMI Music)
13. Rebelde – Rebelde (Edição Espanhol) (EMI Music)
14. Vários – Floribella (Universal Music)
15. O Rappa – O Silêncio Q Precede o Esporro (Warner Music)
16. Roupa Nova – Roupacústico (Universal Music)
17. Vários – América Rodeio (Som Livre)
18. Vários – Alma Gêmea (Som Livre)
19. O Rappa – Acústico MTV (Warner Music)
20. Marjorie Estiano – Marjorie Estiano (Universal Music)


DVDs

1. Roberto Carlos – Pra Sempre – Ao Vivo no Pacaembu (Sony-BMG)
2. Ivete Sangalo – MTV Ao Vivo (Universal Music)
3. Xuxa – Xuxa Festa – XSPB 6 (Som Livre)
4. Vários – Live 8 (EMI Music)
5. Chico Buarque – Meu Caro Amigo (EMI Music)
6. Chico Buarque – À Flor da Pele (EMI Music)
7. Chico Buarque – Vai Passar (EMI Music)
8. Bruno & Marrone – Bruno & Marrone Ao Vivo (Sony-BMG)
9. Rebelde – Tour Generation RBD (EMI Music)
10. Roupa Nova – Roupacústico (Universal Music)
11. Ana Carolina e Seu Jorge – Ana e Jorge (Sony-BMG)
12. U2 – U2 2005 Vertigo (Universal Music)
13. O Rappa – Acústico MTV (Warner Music)
14. Chico Buarque – Anos Dourados (EMI Music)
15. Chico Buarque – Estação Derradeira (EMI Music)
16. Chico Buarque – Bastidores (EMI Music)
17. Edson & Hudson – Galera Coração Ao Vivo (EMI Music)
18. Diversos – Floribella (Universal Music)
19. Latino – Ao Vivo 10 Anos (EMI Music)
20. Zeca Pagodinho – Acústico MTV (Universal Music)


(Marcos Paulo Bin é editor do Universomusical.com.br)
 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2019. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.