Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Dante Bragatto Neto > Trabalhos forçados *


29/06/2007
Trabalhos forçados *
Trabalhos forçados
Se todos os políticos fossem condenados por suas falcatruas e corrupção, com certeza o Brasil seria um país melhor. Na última terça-feira, aconteceu uma coisa “quase” que inédita. O presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, também secretário de obras do município, foi condenado a um ano e dois meses de prisão em regime aberto por crime eleitoral. A punição é referente ao flagrante feito no dia 6 de outubro de 2002, quando Lodetti era cabo eleitoral de Altair Guidi e foi preso com tíquetes de combustível e R$ 9.735 em dinheiro, supostamente e agora confirmado para a compra de votos. O “político” terá que cumprir a pena de oito horas semanais de serviços à comunidade e multa de seis salários mínimos. Além disso, segundo decreto da Justiça, o acusado deverá comparecer semanalmente à Justiça Eleitoral. Parece que o Brasil ainda não está perdido. Mas o problema é se a moda pegar, não vai ter espaço suficiente nos presídios para tanto político mau caráter.

Pianinho
Arnaldo Lodeti Jr. está pianinho, quietinho, não deu as caras essa semana pra nenhum veículo de comunicação, também pudera. "Esta semana, por exemplo, Arnaldo Lodeti Jr. já esteve aqui e recebeu orientações sobre a decisão e o local onde deverá prestar serviços à comunidade", diz Marco Antônio, chefe do Cartório Eleitoral de Içara.

Na hora do aperto
Nesta hora ninguém quer falar mesmo. Mas o mínimo que poderia se esperar do político Arnaldo, era uma explicação, uma retratação ou um pedido de desculpas perante seu público que muito fez para o deixar no poder durante quase 7 anos, isso se contarmos apenas esses dois mandatos da prefeitura de Içara. Ele, como secretário de obras, tem a obrigação de vir a público e se desculpar, pelo menos para seu eleitorado.

Vai continuar na secretaria de obras?
O braço direito do prefeito Heitor Valvassori, na prefeitura de Içara foi condenado pela justiça a quase dois anos de prisão. Mas o prefeito vai continuar mantendo a frente de uma importante secretaria, um político condenado por compra de votos? Pois se uma pessoa compra votos para chegar ao poder, pode fazer muito mais já estando nele. Por isso é bom analisar quem o prefeito deve manter ao seu lado, pois a sua imagem será vinculada a um condenado.

Tentamos mas não conseguimos
A reportagem tentou, inúmeras vezes, fazer contato com o secretário Arnaldo Lodetti Júnior, mas ele não atendeu o celular. E através da assessoria de imprensa também não foi possível o contato. De acordo com a assessoria de imprensa do secretário, quem está falando sobre esse assunto é o seu advogado. A coluna está aberta para uma futura explicação sobre a sua condenação. Mas o que conseguimos de informação até o presente momento, é que ele está conformado e já até pegou o boleto bancário para pagar parte da dívida. Tomara que tenha servido de uma lição e que ele tenha se arrependido desse inescrupuloso ato.

Será que sai?
Até quem fim os prefeitos de Içara Heitor Valvassori e de Morro da Fumaça, Marcos Tibúrcio, em parceria com a secretaria regional de Criciúma, representada por Gentil da Luz, decidiram tirar do papel a pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR-101 e a praia de Esplanada. Eles estiveram reunidos para que o trabalho seja feito em parceria, em virtude da divisa que existe entre os dois municípios. No trecho de Içara, o projeto de pavimentação já está pronto e a obra corresponde a 3,4 km, entre a BR-101 e a ponte do Olho D’água. O município está aguardando somente uma resposta do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para confirmar a parceria com o Governo Federal e dar início a obra. Já no trecho que pertence a cidade de Jaguaruna, o prefeito Marcos Tibúrcio afirmou que já entrou em contato com a Secretaria de Infra-estrutura e na próxima semana deverá iniciar o processo de licitação para a escolha da empresa. O trecho de Jaguaruna é de 6,5 km.

Enquete:
Você acha que os vereadores de Içara mantém contato com a comunidade?

“Eu nunca tive acesso ao vereador que eu votei. E se esse vereador que eu até agora não sei se não fez nada, mas nunca vi um projeto dele sendo colocado em prática. Nossa classe política está muito desacreditada”.
Maria das Dores Xavier, 32 anos, costureira, bairro Liri.

“Os vereadores não possuem uma relação direta com o povo. Eles vão até a comunidade na hora que precisam de votos.”
Pedro Henrique Batista, 23 anos, motoboy, bairro Sanga Funda.

“Eu converso com alguns deles às vezes. Mas eles deixam muito a desejar. Sempre com promessas e mais promessas e pouca coisa é feita.”
Fabiano Luiz Corrêa, 29 anos, bairro Barracão.

Contato com o colunista: gustavocolle@hotmail.com  


(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis)
 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2024. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.