Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Colunistas
 
Colunistas > Paixão Animal > *Repercussão, * SOS Vira-Lata, * Apoio do Legislativo, * Seminário sobre Zoonoses, * Labrador de verdade, tchê!, * Frio pode deixar seu cão doente

 Paixão Animal
Tela & Tati

04/06/2009
*Repercussão, * SOS Vira-Lata, * Apoio do Legislativo, * Seminário sobre Zoonoses, * Labrador de verdade, tchê!, * Frio pode deixar seu cão doente

Repercussão

Depois de alguns anos sem uma entidade representativa ou alguma ação mais enérgica em relação aos animais de rua, parece que Criciúma despertou para o problema. É claro que um município não pode dar mais atenção aos cachorros de rua do que à saúde da população, ou à própria educação. A ideia sempre defendida, desde o nascimento da coluna Paixão Animal, é que haja um equilíbrio e que o assunto seja colocado em discussão. Somos cidadãos que pagamos impostos e nem sempre enxergamos o retorno destes impostos. E acreditamos sim, que com boa-vontade e interesse é possível atender a todas as áreas necessárias à sociedade.

SOS Vira-Lata
No que depender da ONG SOS Vira-Lata o assunto não vai ficar esquecido. Nesta quinta-feira, às 19h30min, os integrantes se reúnem no Morro do Céu (próximo ao City Club). Na pauta, segundo o vice-presidente Samir Machado Veran, assuntos como o andamento dos trabalhos, a própria fiscalização das ações que a prefeitura prometeu tomar, e a possibilidade de criar ações como rifas para obter recursos para que a ONG possa desenvolver trabalhos. A reunião é aberta aos interessados.

Apoio do Legislativo
Quem também apóia a causa é a vereadora Romanna Remor que vai participar também da reunião para falar sobre as minutas dos projetos de lei voltados à proteção animal que ela pretende protocolar na próxima semana, pois ainda estão em consulta pública. Além disso, será dado continuidade à organização e planejamento dos grupos internos de trabalho (campanhas educativas, comunicação, legislação, etc).

Expectativa para primeira quinzena
No dia 5 de maio integrantes das ONGs, outros interessados e defensores dos animais participaram de uma reunião com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FAMCRI) onde foram definidos os termos da parceria, ficando a cargo da Prefeitura a contratação de clínica veterinária para castração e tratamento dos animais, enquanto as ONGs se responsabilizariam pelo recolhimento dos animais de rua e o trabalho posterior de oferta para adoção. A expectativa é que a situação seja encaminhada ainda na primeira quinzena de junho.

Seminário sobre Zoonoses
Não poderia ser em melhor hora. Acontece neste sábado, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, o “V Seminário Catarinense de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem-Estar Animal”. O evento já aconteceu em cidades como Itajaí, Blumenau, Florianópolis e Joinville e é promovido o Instituto Ambiental Ecosul, a Associação de Proteção aos Animais de Criciúma (APACRI) e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Criciúma, com o apoio da WSPA. A programação inclui palestras, vídeos e debates sobre a função dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs), controle populacional de cães e gatos, prevenção aos maus-tratos e aos ataques de cães agressivos, educação para guarda responsável de animais, legislação e projetos humanitários de controle de zoonoses e da população de cães de rua. Para participar o custo é de R$ 15,00 o que inclui certificado e CD com conteúdo das palestras. Informações: (48) 9986-3913 ou pelo email airtonferreira49@yahoo.com.br. Confira a programação aqui. 

Labrador de verdade, tchê!

Estes filhotes de cães da raça Labrador são de Porto Alegre (RS) e pertencem ao João Costa, amigo de uma leitora da coluna Paixão Animal. O rapaz não possui condições para cuidar deles, então caso alguém se interesse em adotá-los pode entrar em contato por telefone (51) 8795-1906. Os filhotes possuem cerca de três meses e são super sadios.

Frio pode deixar seu cão doente

Com estes dias de temperaturas baixas é preciso redobrar os cuidados com os cães. A médica veterinária Cristiane Alberton, da Clínica Veterinária São Francisco, explica que os cães sentem a baixa temperatura e procuram usar de mecanismos que compensem isso. Ela lembra que os cães e gatos trocam a pelagem, no verão ficam com uma pelagem mais fina, menos densa, e no inverno, em algumas raças, tipo ChowChow, Akita, São Bernardo, formam um subpelo, uma camada de pêlos mais densa abaixo daquela que fica aparecendo e que muitas vezes fica até difícil de se ver a pele do animal. Esses cães são preparados para ser expostos ao frio extremo, um exemplo são os cães de trenó, que dormem sobre a neve, às vezes até coberto por ela e não morrem por isso. Além disso, esses cães têm uma camada mais grossa de gordura abaixo da pele, isso também dificulta a perda de calor do corpo.

Nem todos são iguais
Já os cães das raças como Poodle, Pincher e alguns vira-latas que não tem muito pêlo, principalmente os magrinhos, sem muita gordura, sentem mais frio. Nesse caso é importante providenciar pelo menos uma área coberta pra dormir. Quem tem condições pode oferecer aos bichinhos cobertores, roupas de lã e camas fofinhas. “Os cães não sentem frio como os seres humanos. Somos mais sensíveis, nossa pele é mais fina e não temos quase nada de pêlos no corpo”, disse Cristiane.

De resfriados a pneumonias
A médica veterinária esclarece que o frio pode causar desde um simples resfriado devido a mudança brusca de temperatura (quente de dia e muito frio a noite), até pneumonias bem graves. Além disso, há a gripe canina ou traqueobronquite infecciosa canina, uma virose que acomete cães no início do inverno, e se espalha muito facilmente. É também conhecida como tosse dos canis, pois quando acomete um cão de um canil, todos os outros adoecem. Inicia com uma tosse seca e forte, parece que o animal está engasgado, tem ânsia de vômito e às vezes dificuldade pra respirar, pode dar rinite, secreção nasal purulenta e evoluir para pneumonia. “Deve-se ter cuidados também com filhotes, principalmente de raças pequenas, pois eles podem sofrer muito com a baixa temperatura, ter hipoglicemia e morrer rapidamente, portanto devem ser bem aquecidos”, ressaltou Cristiane.

Cuidados e vacinação ajudam
Os cuidados básicos como boa proteção contra o frio, canil coberto, casinha, até roupa de lã, não podem ser esquecidos no inverno. E também é possível proteger os cães das viroses. O animal deve estar vacinado anualmente contra as principais viroses caninas (vacina octupla), que protege contra oito tipos de vírus, e também com a vacina contra gripe, que é aplicada somente por veterinários, tendo a apresentação injetável e intra- nasal (gotinhas no nariz), que permite ao animal passar o inverno sem risco de ficar doente. “Recomendo a vacinação dos cães tanto aqueles de fora de casa, como aqueles que dormem com o proprietário, pois em ambos os casos, sempre existe a possibilidade de exposição ao vírus, tanto pelo ar ou em contato com cães de hotelzinho, banhos, como acontece com as crianças que ficam em creches”, destacou Cristiane. A clínica veterinária São Francisco fica localizada na Rua Pedro Beneton, 106, próximo ao Bistekinho. O telefone de contato é (48) 3439-0004.

Maria Clara faceira


Só pela pose da “tipa” já dá para saber quem é que manda na casa da Néia Menegaz. A Maria Clara está com 2 anos e um mês e é como uma filha para a Néia, que ama animais, é uma verdadeira defensora dos bichos e repudia os maus-tratos. Além de trazer alegria diariamente a cadelinha é uma grande companheira e adora ficar na janela para olhar o movimento e esperar seus donos. 
 

Pensando

"O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora." (Demócrito)

Contatos com as colunistas:
telajornal@yahoo.com.br
tatiani.longo@gmail.com
paixaoanimal@gmail.com
 

(O site Rádio Criciúma.com.br não se responsabiliza pela publicação de textos e/ou imagens assinados em "Colunistas" ou outras páginas do site, sendo seus titulares ou autores os únicos responsáveis)

 

 

 
   

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2024. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.