Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Criciumense comemora sucesso do seu livro virtual
Variedades - 17/09/2005 - 14h33min

Antônio Linus Rech, um engenheiro criciumense, formado em Porto Alegre e radicado há 12 anos em São Paulo, fala sobre o seu primeiro livro virtual, batizado de “Enquanto o Futuro Passa”.

Linus, como é chamado pelos amigos, 61 anos, é casado e tem duas filhas. Seu trabalho é dedicado ao ambientalismo, edita o site Aqua, informando e opinando sobre o meio ambiente. É dele também O Concorrente, um site de opinião e crítica sobre o cotidiano.

“Tenho vários trabalhos e um livro técnico publicados. O livro é da área de saneamento básico, publicado no formato convencional (papel) intitulado Água, Micro medição e Perdas. Foram duas edições, em 1992 e 1999”, diz.

Enquanto o Futuro Passa
Este é o primeiro romance. Fala de uma pequena cidade, Pilares (o nome, é ficção), do interior de São Paulo e de hábitos curiosos de seus moradores. Começa com um enterro movido a foguetes, é, um foguetório mesmo. Detalhe: o enterro com foguetes foi real. Está mesclado com ficção e realidade. Na verdade, tomei fatos e coisas isoladas de minhas andanças pelo estado de São Paulo e imaginei tudo em uma só cidade, comenta.

Objetivos
Ao publicar a obra na internet, Linus diz que visa atingir também o público brasileiro que mora no exterior, pois muitos dos que estão lá fora tem pouco acesso à literatura em Português.

Perguntado sobre a reação dos “web leitores” ele fala que tem recebido manifestações quase sempre elogiosas e que o objetivo do livro está sendo plenamente atingido. “Tenho conseguido opiniões acerca da qualidade do livro. Eu tinha dúvidas sobre a coerência e o estilo empregados. Já sei que não cometi nenhum absurdo; como eu disse, tenho recebido elogios e parece que a história tem mesmo agradado ao leitor. Um leitor me disse: "Teu livro tem conteúdo, não é um livro vazio. É uma obra acabada". Achei isso muito significativo e me faz acreditar que transmiti o que eu queria. Mas meu grande objetivo é colocar o nome no mercado para ver se consigo imprimir a obra. Em literatura só se consegue sucesso se o autor tiver nome. Quero ir por aí e também jogar com a sorte: vá que alguém goste e resolva bancar! Enquanto minhas "mal-traçadas" estivessem na gaveta, não teria chance alguma. Para chegar lá preciso da colaboração dos amigos no sentido de fazer divulgação. Já não tenho mais receio de pôr a cara na rua, pois parece que meu trabalho está sendo aceito”, finaliza.
Do leitor
Por coincidência, enquanto finalizávamos essa matéria, chegou à Rádio Criciúma um e-e-mail vindo da Espanha, enviado por Rogério Goulart da Silva, com cópia para uma lista de amigos, dizendo “Ontem eu estava aturdido com os compromissos e empreitadas daqui, aí resolvi dar um tempo para ver até onde podia ler o romance do nosso companheiro. Acreditem que em pouco mais de uma hora eu devorei a estória. O Linus está de parabéns. Muito humor crítico, gostei mesmo e isso aqui nao é puxaçao de saco, nem bajulaçao."



Últimas notícias
18/09 - Geral
Passaportes Italianos já podem ser feitos em Florianópolis
17/09 - Geral
Advogada algemada em fórum ganha ato de apoio em Duque de Caxias
17/09 - Geral
Terminal do Pinheirinho recebe Happy Hour (Fotos)
17/09 - Esportes
Jasc: ginástica artística e karatê fecham participação criciumense com medalhas
17/09 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2018. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.