Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Crescimento de mercados de apps leva SENAI/SC a criar curso sobre Android
Tecnologia - 26/03/2012 - 09h58min

Além de ter maior participação no mercado, pesquisas apontam que número de aplicativos e desenvolvedores para plataforma da Google deve superar o da iOS/Apple

Florianópolis - O crescimento do mercado de aplicativos para o sistema operacional Android (usado em muitos smartphones e tablets) está despertando o interesse de diversos desenvolvedores. Um estudo divulgado em janeiro pela empresa de pesquisas Ovum aponta que, até o final do ano, o sistema operacional da Google será o mais popular entre os desenvolvedores de apps (aplicativos leves para dispositivos móveis), superando o iOS, da Apple. Por isso, a unidade do SENAI em Florianópolis já lançou um curso de qualificação, que ensina profissionais de Tecnologia da Informação a desenvolver para essa plataforma.

Os dados do quarto trimestre divulgados da NPD Group apontam que os celulares com Android já são responsáveis por 48% do mercado de smartphones (contra 42% do iOS). No mercado de tablets, a plataforma da Apple possui a liderança (54% contra 46% do Android), segundo a consultoria IDC. No entanto, a pesquisa também diz que tablets de menor custo estão impulsionando o mercado e, com isso, até 2016 a plataforma Android tende a se tornar a mais utilizada nesse meio.

A Google estima que, no mundo, mais de 850 mil dispositivos Android são ativados por dia. Com um maior número de desenvolvedores, Davi Campos, que ministrará o curso no SENAI, acredita que o número de apps disponíveis na Google Play (antiga Android Market) vai superar o da App Store. Atualmente, são 450 mil contra 500 mil na loja online da Apple. "Com mais gente usando o Android, será natural o foco dos desenvolvedores nessa plataforma. Além disso, o fato de ser mais fácil colocar um app na Google Play incentiva os profissionais que possuem boas ideias, mas estão iniciando nessa área", avalia o professor do SENAI em Florianópolis Davi Campos, que também atua no SENAI desenvolvendo apps para a automação industrial de empresas.

O Curso: Realizado na unidade do SENAI em Florianópolis (SC 401, nº 3730), o curso de Desenvolvimento de Aplicativos para Android terá duração de 28 horas e irá introduzir o profissional ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com esse sistema operacional, utilizando a IDE Eclipse com Android SDK 2.2. A qualificação aborda desde os conceitos básicos da linguagem Java até a conexão com a internet o uso de APIs Google. Mais informações pelo fone 0800 48 1212 e pelo site.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada).

Diogo Honorato, Imprensa do Sistema FIESC





Últimas notícias
29/09 - Meteorologia
Previsão do tempo para Criciúma e SC
28/09 - Polícia
Polícia Civil participa de exercício simulado de ajuda humanitária em Florianópolis e Tubarão
25/09 - Futebol
Criciúma vence o São José no Majestoso
25/09 - Futebol
Nesta sexta-feira tem Criciúma x São José. Acompanhe aqui na Rádio Criciúma
24/09 - Política
Kennedy Nunes será relator da denúncia contra o governador Moisés e a vice no TEJ
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2020. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.