Rádio Criciuma
Criciuma/SC
09 de fevereiro de 2010
Bom dia !
Twitter RádioCriciúma.com.br
Canais
Como escutar
Programação
Galeria de fotos
Guestbook
Notícias
Colunistas
André Abreu - EUA
Carla Giassi
Cris Freitas
Dante Bragatto Neto
Dr Fernando Moreira
Dr. Vilson Schambeck
Jaqueline Fogaça
Maíra Rabassa
Maria Juliana Dacoregio
Néia Pavei - Itália
Rádio Criciúma Debate - em vídeo
Vinícius Valcanaia
Serviços
Vídeos
Chat
Classificados
Fale Conosco
Portal
Cadastre-se
Anuncie aqui
Contato
Faça da Rádio Criciúma sua página inicial!
Assine o RSS
Festa das Etnias: História da Etnia Portuguesa e a receita do bolinho de bacalhau

Variedades - 31/08/2005 - 17h56min
Foto: Maurício Vieira
Beleca mostra orgulhosa seus bolinhos de bacalhau
A Rainha do Bolinho do Bacalhau de Criciúma é conhecida popularmente como Beleca. Maria da Rosa Tereza (52), pertence à etnia Portuguesa e vai estar de 9 a 17 de setembro representando seus imigrantes na Festa das Etnias, 17ª Quermesse de Tradição e Cultura.

Além do bolinho, o próprio bacalhau, pastel de santa clara e pirão de caldo de peixe são outros pratos típicos preparados por Beleca. No ano passado foram vendidos mais de 4 mil bolinhos de bacalhau na Festa das Etnias. Para a 17ª edição Beleca afirma que vão ser produzidos cerca de 5 mil bolinhos. “Meus avós vieram para a região, à procura de terras para trabalhar, desde aquela época o bolinho já era uma tradição”, explica a Rainha do Bacalhau. O quitute vai custar R$ 1,00 real a unidade

Mas na família de Beleca, ela não é a única que é envolvida com a etnia. “Meu marido apesar de ser índio adora participar comigo das festas e das danças”, afirma Maria. Ela ressalta que seu filho Alexandre da Rosa Tereza é professor de dança portuguesa e é o responsável pelos ensaios do grupo Rancho Açoriano.

História – Etnia Portuguesa
Os portugueses chegaram a Santa Catarina por volta de 1748 e 1756. Em Criciúma os primeiros portugueses vieram entre 1880 e 1912. Através da pesca e da agricultura, conquistaram novas terras. O vinho é a bebida indispensável na mesa dos lusitanos. Os portugueses também manifestam sua religiosidade como a Festa do Divino Espírito Santo, Corpus Cristi e Romarias. No setor cultural, A Bela Música do Fado, Renda de Bilro, Boi de Mamão, Dança do Pau de Fita entre outros.

Receita de Bolinho de Bacalhau – Ingredientes
1 quilo de Bacalhau
2/5 de Batata
2 dúzias de ovos
Salcinha
2 Cebola de Cabeça
Pimenta
Farinha de Rosca

Modo de Preparo
Coloque o bacalhau de molho por 24 horas trocando a água de três em três horas. Coloque o bacalhau para cozinhar por 2 horas. Na mesma água onde foi cozido o bacalhau, cozinhar as batatas. Fazer um purê com as batatas e limpar bem o bacalhau, tirando todas as espinhas. Moer a cebola e a salsinha e misturar também no purê mais cinco ovos e outras seis gemas de ovo, além do bacalhau. Depois é só enrolar e colocar na farinha de rosca e fritar.


Últimas notícias
09/02 - Saúde
200 mil camisinhas serão distribuídas em Criciúma durante programação de conscientização nos dias de Carnaval
09/02 - Polícia
Polícia de Criciúma apreende adolescente com 35 pedras de crack escondidas na vagina, em Içara
08/02 - Cultura
Troca-troca de livros na praça Nereu Ramos: oportunidade de trocar conhecimento (Foto)
08/02 - Mundo
Nos EUA brasileiros se organizam para marcha pró-legalização
08/02 - Futebol
Wilsão fica e torcedor se reaproxima do Tigre (Foto)
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Publicidade 
Assine nossa newsletter para receber as notícias da Rádio Criciúma

Copyright © 2010. Todos os direitos Reservados