Rádio Criciuma

Rádio Criciúma

Festa das Etnias. Alemães cultivam a cultura através da gastronomia. Receita do Gefullte Ente
Variedades - 05/09/2005 - 12h18min

Gefullte Ente (Marreco Recheado) e o Gekochte Wusrte (Salsichas), acompanhadas da tradicional bier (Cerveja), são a atrações gastronômicas da etnia Alemã. A Associação de Tradição, Arte e Cultura Alemã estará representando o povo germânico na Festa das Etnias 17ª Quermesse de Tradição e Cultura. O evento acontece de 9 a 18 de Setembro no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski.

Para este ano, além do marreco recheado os alemães estarão com uma surpresa, afirma o presidente da etnia em Criciúma, Délcio Nuerenberg. “Junto com o buffet, vamos colocar uma churrasqueira com vários tipos de carne, inclusive o joelho de porco no espeto”, explica Nuerenberg. Outra atração na festa será a banda Heimat Musicant de Blumenau. A banda estará todos os dias animando o restaurante alemão.

O casal Valmor Antônio Zimmermann e Maria Salete Nuernberg participam da festa desde o seu início. “Estamos envolvidos com a quermesse desde o primeiro ano, em 1989 quando ela ainda acontecia na Praça Nereu Ramos”, afirma Maria. Ela ressalta que até o ano passado o casal participava ativamente na cozinha, preparando os quitutes. Os pais de Valmor chegaram ao Brasil por volta de 1853 e até hoje, cultivam a cultura alemã entre os familiares. “Em 2004, fizemos um encontro da família Zimmermann e lá estavam mais de 400 pessoas”, conclui Valmor.

História
Os imigrantes alemães partiram do porto de Hamburgo no século XIX. Fizeram escala em Senegal e seguiram para a Ilha dos Açores e Rio de Janeiro. Depois partiram para Desterro (Florianópolis) e logo chegaram a Laguna. Ao atingir Criciúma, alojaram-se em barracões improvisados e receberam lotes demarcados entre novembro e dezembro de 1890. No ano de 1989, foi realizada a primeira reunião da etnia em Criciúma. O convite partiu do engenheiro Bertoldo Arus. A intenção era participar dos festejos do centenário da capital do carvão.

Receita Marreco Recheado
Ingredientes

1 marreco recheado
Tempero
Ervas Finas, alecrim, orégano, hortelã, sal, pimenta, alho e vinho tinto a gosto.

Modo de Preparo
Tempere o marreco com todos os temperos a gosto e deixe descansar por no mínimo duas horas. Coloque no forno por 2 horas e sirva com purê de batatas, maça e repolho roxo.

(Caio Marcelo)



Últimas notícias
23/10 - Futebol
Tigre perde em casa para o Atlético - PR (Foto)
22/10 - Geral
Criciúma recebe a visita de comitiva italiana (Fotos)
22/10 - Justiça
TJ isenta pai de alimentar filha que vive em união estável, teve bebê e não estuda
22/10 - Polícia
Suspeito de estupro de vulnerável é preso no Sul do Estado
22/10 - Futebol
Hoje tem Criciúma x Atlético Paranaense. Acompanhe aqui na Rádio Criciúma
» Mais Notícias

home | notícias | artigos | colunistas | livro de visitas | vídeos
anuncie | aovivo | cadastre-se | galeria de fotos | cidades
classificados | quem toca aqui

Copyright © 2014. Todos os direitos Reservados

Classificados
O que você procura?
Webcam Ao vivo
imagem da webcamClique para ver ao vivo, imagens da nossa webcam.